domingo, 9 de outubro de 2011

Que coisa essa tal de dor interna!

A gente nem se dá conta dela no dia a dia, até que alguém vem com uma situação (disparo) e enfia o dedo na ferida.
Bummmmm...
A gente ferve, fica enlouquecido de raiva, se fecha ou vai para cima, cada um da sua maneira, com aquela defesa aprendida e decorada. Depois, ainda para ajudar um pouquinho mais, vem aquela emoção que todo mundo odeia sentir – a tristeza.
Final da historia... Lá vai o “embolado”. Mas eu diria – é... Lá vai mais um “embolhado” (dentro de sua bolha). 
E por aí segue a humanidade. E o pior é que essa situação gera um monte de outras conseqüências negativas (as ditas “merdas”).
Vem de tudo, vem vergonha, isolamento, depressão, culpa, medo, agressividade, vingança, imaturidade, competição, falta de compaixão, ignorância, loucura ao extremo, inveja, crueldade, entre outras.
Mas o que mais me assusta de verdade são as pessoas não fazerem nada para mudar este quadro.
Tem todo tipo de desculpas para essas mudanças não acontecerem:
- Não tem nada de errado comigo;
- é o outro que tem problemas;
- eu sou super legal;
- eu sou bonzinho;
- não estou na minha hora;
- respeitem minha limitação.
Tem que ter muitas desculpas mesmo, porque afinal de contas, crescer, ser responsável, mudar – não é para qualquer um, é coisa para gente forte e corajosa, não é mesmo?
Eu penso que essa ainda é a pior desculpa de todas. Coragem eu até concordo, mas para mudar é preciso ter vontade, se mover, e nesse espaço até a coragem aparece.
Agora é preciso para que essa situação mude, que o ser humano tenha consciência e começar a se auto-conhecer é o primeiro passo para ter consciência.
E vou dizer mais, para se conhecer, tem que “botar o teu na reta”.

Heloisa...

4 comentários:

Anônimo disse...

Puxa!!! como não se identificar com essas desculpas! Lembrei de algumas vezes que MENTI para mim mesmo dizendo essas coisas... vergonhoso, e ainda mais vergonhoso é continuar se enganando e achando que esta enganando os outros...é tão visivel nossa postura de acomodados que só nós mesmos é que não vemos ... não vemos até que alguem venha e nos acorde para essa realidade.
Obrigado Heloisa por estar nos sacudindo internamente, adorei seu texto e seguindo seu conselho , estou colocando o "meu na reta" (ai...rsss)

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Tenho botado o meu na reta..... Mas sei o quanto é difícil esse caminho... mas também sei o quanto é possível.... Otimo poder ler seus textos .... vamos acordando com eles... Beijos e parabéns

Anônimo disse...

É muito difícil sair dessa bolha, pois passa uma falsa sensação de aconchego e proteção me parece que inconscientemente não queremos sair do útero de nossa mãe,por isso precisamos de pessoas como vc para nos ajudar bjs.

heloisa disse...

Ei anonimo que postou um comentario dizendo sobre a falsa sensação de aconchego...voce mesmo ja disse..Falsa sensação! Não dá pra passar uma vida inteira regredido,querendo estar no utero da mãe,nos crescemos ,espichamos e a vida esta ai pra ser vivida intensamente,com tudo que ela traz.Nada de ficar regredido neste espaço muito do falso de utero aconchegante. Abraços,Heloisa.